Na reta final do processo eleitoral para escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo, pesquisa executada pela Brand praticamente antecipou o que seria materializado nas urnas.
A tarde da última quinta-feira (21) trouxe fortes emoções para o ambiente da advocacia capixaba, após a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos que revelou o cenário da eleição para a diretoria seccional da OAB.
A pesquisa, encomendada pela JuriNews – uma das mais respeitadas publicações do meio jurídico nacional – e realizada pela BRAND Consultoria e Opinião nos dias 18 e 19 de novembro, entrevistou 450 advogados registrados na OAB capixaba. A margem de erro máxima estimada nessa amostra foi de 4,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Precisão e confiabilidade
O resultado da consulta feita aos advogados, faltando apenas três dias para o pleito, indicou que a chapa 10, liderada por Érica Ferreira Neves e Carlos Augusto Motta Leal, sairia vitoriosa na votação marcada para sexta-feira, 22 de novembro.
Além de acertar o prognóstico do vencedor, segundo e terceiros colocados, a pesquisa Brand/JuriNews praticamente cravou os percentuais que cada chapa iria receber nas urnas – a votação foi online – com um nível de acerto elevadíssimo.
A pesquisa, divulgada por volta das 15h da quinta-feira véspera da eleição, indicava que a chapa 10 de Érica/Motta venceria o pleito com 52,2% dos votos válidos (ela recebeu 53,08% de votos), que o atual presidente da Seccional, José Carlos Risk Filho, da chapa 1, ficaria em segundo lugar com 35,4% (ele alcançou 32,59%), e que a chapa 3 terminaria em último lugar com 12,4% de votos válidos projetados (obteve 14,33% nas urnas).
Na avaliação de Lucas Margotto, analista-chefe e head de Inteligência de Mercado do instituto, esse alto grau de acerto e precisão se deve, fundamentalmente, à boa técnica de aplicação da pesquisa: “nossa expertise de quase duas décadas trabalhando com pesquisas em geral, e especialmente com o emprego do método CATI, de entrevistas por telefone – que foi utilizada na pesquisa de cenário eleitoral na OAB – associada à proximidade do pleito, quando os entrevistados já têm uma certeza maior de sua opção de voto, produziu resultados precisos e confiáveis, o que muito nos orgulha”, conclui o analista da Brand.
Vale destacar que a Consultoria atua no segmento de pesquisas de opinião pública, mercado e mídia há 18 anos, e já realizou mais de 580 estudos desde então, tornando-se um dos mais destacados e acreditados Institutos de Pesquisa do Espírito Santo.
Leia a seguir a divulgação da pesquisa, no dia 21, e a repercussão do resultado final da Eleição para diretoria Seccional da OAB/ES: